Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
FIES e Bolsas

Com o FIES,
você faz o curso
que sempre sonhou

Inscreva-se já no Vestibular

  • Financie até 100% das mensalidades;
  • Mais opções de Modalidades de financiamento, público e privado;
  • Saiba quanto vai pagar. A previsão do valor total do financiamento será conhecido no ato da contratação;
  • Pague seu financiamento no máximo em até 3x o prazo de permanência do estudante na condição de financiado;
  • Você pode contar com Juros real igual a zero;
  • Bolsas e descontos cumulativas com o FIES. Consulte sua faculdade.
O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC). Solicitando o FIES, estudantes de cursos presenciais de todo o País podem ingressar em instituições de ensino superior pagas com até 100% das mensalidades financiadas pelo Governo.

Qualquer estudante poderá participar do processo seletivo conduzido pelo MEC, desde que elegível às regras do programa. Poderão solicitar o financiamento os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos.

A Faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC em cursos com graduação com avaliação positiva, aquelas que obtiverem conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Solicitando o FIES, estudantes de cursos presenciais de todo o País podem ingressar em instituições de ensino superior com mensalidades financiadas pelo Governo e Instituições financeiras privadas (P-Fies).

Quem pode participar?

Qualquer estudante poderá participar do processo seletivo conduzido pelo MEC, desde que elegível às regras do programa. Poderão solicitar o financiamento os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos.

A Faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC em cursos com graduação com avaliação positiva, aquelas que obtiverem conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Participação do Enem: Estudante formado no ensino médio precisa, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e acumular 450 pontos na média das provas do exame, além de obter nota maior do que zero na redação.

Quais são os critérios de seleção para o estudante do FIES?

- Os primeiros estudantes a serem pré-selecionados serão aqueles com melhor colocação através do resultado do ENEM.
- Renda bruta familiar per capita de até três ou cinco salários mínimos.
- Observância das demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.



Se você se encaixa no perfil e quer mais informações sobre o programa, procure o espaço FIES da unidade Anhanguera da sua preferência.

Como Contratar?

Em apenas 7 passos, você consegue o auxílio do FIES e já pode se imaginar dentro da sala de aula:

  • 1

    VERIFIQUE SE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICIPA DO PROGRAMA
    Antes de qualquer ação, é muito importante verificar se a instituição de ensino do seu interesse participa do programa. Veja a lista de instituições.

  • 2

    Para se inscrever no Processo Seletivo do MEC você não precisará estar matriculado em um curso
    Caso o candidato seja aprovado no processo seletivo, é necessário que se matricule no curso. O FIES e a Faculdade só aceitam solicitações de estudantes já matriculados.

  • 3

    FAÇA A INSCRIÇÃO NO FIES
    A inscrição no FIES é feita on-line, no site oficial do Programa. Confira o Edital do Processo Seletivo. Visite o site.

  • 4

    CONDIÇÕES DO ENEM
    No ato da inscrição, será solicitado o número de inscrição e ano do último Enem realizado. Formados no ensino médio de 2010 em diante precisam, necessariamente, ter realizado o Enem e ter 450 pontos na média das provas do exame, além de nota maior do que zero na redação.

  • 5

    Validação do contrato pré selecionado na CPSA
    Depois de pré-selecionado, você terá 5 dias corridos para validar suas informações de cadastro no FIES junto à Comissão Permanente.

  • 6

    CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
    Com toda documentação reunida e exigida pelo FIES, após a confirmação da inscrição e elegibilidade, solicite sua (DRI) Documento Regular de Inscrição na sua Faculdade e vá até a agência na qual optou por contratar o FIES em até 10 dias corridos.

  • 7

    ASSINATURA DO CONTRATO
    Pronto. Após o contrato de financiamento ter sido aprovado no banco, basta assiná-lo e dar início aos estudos. Leve uma via assinada na sua Faculdade para iniciar os estudos.

Como pagar?

Entenda quais são as etapas de
pagamento do seu curso:

Durante os estudos

Durante os estudos você paga a parcela não financiada dos custos operacionais mensais exigidos no contrato e seguro prestamista no valor máximo de R$ 5 reais.

Após a formatura

Comece a pagar no primeiro mês após a conclusão do curso com a possibilidade de desconto em folha caso o estudante esteja formalmente empregado. Caso não possua renda, será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Longo prazo para pagar

A amortização do saldo devedor poderá ser realizada no máximo em até três vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado.

Veja o caso do Eduardo e
entenda melhor como funciona:

ALUNO
EDUARDO CASTRO
CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO
Duração: 4 anos (período noturno)
Mensalidade: R$ 596,60
Período de Amortização

2021 - 2033

Empregado e com um bom salário, o Eduardo terá até 12 anos para concluir o pagamento do seu curso

Comece a pagar no primeiro mês após a conclusão do curso com a possibilidade de desconto em folha caso o estudante esteja formalmente empregado. Caso não possua renda, será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Período de utilização

2018 - 2021

Durante os 4 anos do curso de Administração 100% financiado.

Não há mais taxa trimestral, o aluno deverá arcar mensalmente com os valores dos custos operacionais do programa, que será definido no contrato do FIES e parcelas do seguro prestamista

Para financiamentos inferiores a 100%, o estudante deverá realizar o pagamento dos valores não financiados à IES, referente às parcelas que vencerem até a data de assinatura de seu contrato FIES. Para as parcelas que vencerem após a data da assinatura do contrato, o pagamento será realizado diretamente ao banco. A inadimplência do pagamento destes valores poderá impedir a manutenção do FIES, para o semestres seguintes após a contratação.

Dúvidas frequentes

Quer saber mais sobre o FIES? Confira algumas respostas a questões comuns.

  • Até quando posso solicitar o financiamento?
    A partir de 2015, o MEC divulga as datas de inscrição duasvezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Fique ligado!
  • Há um percentual mínimo a ser financiado?
    Percentual mínimo de financiamento é de 10%, e varia de acordocom a renda do candidato e o valor da mensalidade do curso.
  • É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) para solicitar o FIES?
    Sim, o candidato precisa ter atingido no mínimo 450 pontos na médiadas provas do exame e nota maior do que zero na redação.
  • Como faço para comprovar que não posso pagar a mensalidade?
    Você deve comprovar, por meio de documentos, que a renda mensal bruta da suafamília podendo ser de 3 à 5 salários mínimos por pessoa.
  • Faço graduação na modalidade de ensino a distância(EAD). Poderei ser beneficiado pelo FIES?
    O benefício só está disponível para os cursos degraduação presencial.
  • Já utilizei o FIES uma vez. Posso solicitá-lo novamente?
    Os candidatos que já foram beneficiados pelo FIES podem participarnovamente do programa, desde que já estejam formados e nãoestejam inadimplentes das parcelas de amortização do financiamento.
  • Já sou formado em um curso superior. Posso conseguir o FIES para meucurso atual?
    Os candidatos que já foram beneficiados pelo FIES podem participarnovamente do programa, desde que já estejam formados e nãoestejam inadimplentes das parcelas de amortização do financiamento.
  • Posso requerer o financiamento para mais de um curso de graduação?
    Não, você só poderá pleitear um financiamento para umúnico curso de graduação.
  • Tenho o FIES e gostaria de mudar da minha instituição de ensino atual.É possível?
    Sim, a mudança de instituição de ensino pode ser feita e deve sersolicitada na instituição de origem. Para que atransferência aconteça, a instituição de destino deve estarcredenciada ao FIES e concordar com a continuidade do financiamento. O curso escolhidotambém precisa estar credenciado ao financiamento e ter avaliaçãopositiva no MEC. Procure uma de nossas Unidades e solicite a mudança,representando a grade curricular da instituição de origem.
  • O financiamento poderá ser encerrado?
    Sim, caso haja constatação, a qualquer tempo, de inidoneidade de documentoapresentado ou de falsidade de informação prestada pelo estudante ou pelofiador à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA),à instituição de ensino superior, ao Ministério daEducação (MEC) ou ao agente operador e financeiro. Além disto,o financiamento também pode ser encerrado por vontade do aluno.
  • O fiador pode ser beneficiário do FIES?
    Não, o estudante que tem o benefício não poderá ser fiadorde outra pessoa. Lembre-se que o fiador não poder ser cônjuge ou companheiro dosolicitante, estudante beneficiário do Programa de Crédito Educativo(PCE/CREDUC), salvo no caso de quitação; ou cidadão estrangeiro,exceto cidadão português que comprovadamente tenha a concessão dosbenefícios do Estatuto de Igualdade (decreto nº 3.927, 19 de setembro de 2001).
  • Quais percentuais dos encargos educacionais são passíveis de financiamento?
    O valor a ser pago pelo aluno será determinado a cada ano, respeitando a capacidadede pagamento de cada faixa salarial. Ou seja, as famílias com nível de rendamenor pagarão um valor menor, independentemente do curso financiado.
  • É imprescindível ter um fiador?
    Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, osalunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capitade até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantiade Operações de Crédito Educativo (FG-FIES).