Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
Notícias
Voltar

18.10.2019

Veja 10 alimentos saudáveis para incluir na sua dieta já!

Ter uma dieta balanceada e optar por alimentos saudáveis deveria ser uma preocupação diária de todos nós. Afinal, uma boa alimentação pode influenciar na saúde e até mesmo na predisposição para atividades físicas e rotineiras, do dia a dia. Por isso, é importante estar sempre atento ao cardápio escolhido para compor suas refeições e aos grupos alimentares que devem ser priorizados em sua dieta.

Na hora de compor o cardápio ideal, em geral, alimentos in natura, como frutas legumes e vegetais são os queridinhos das dietas ricas em vitaminas e minerais. Na sequência aparecem os alimentos ricos em carboidratos complexos e as fontes de proteínas e fibras.

Desta forma, priorizando alimentos "naturais", vamos deixando de lado os processados e ultraprocessados, considerados menos nutritivos pelos especialistas. E, para te ajudar na hora de montar as suas refeições, separamos 10 alimentos saudáveis e acessíveis que vão mudar a sua relação com a comida.

Batata doce

A Batata Doce ficou famosa por ser o queridinho das pessoas que praticam exercícios físicos e isso pode ser justificado pelo vários benefícios nutritivos deste alimento que possui carboidratos complexos que, além de fornecerem energia, também favorecem o emagrecimento de forma saudável e equilibrada. Já que, diferente dos carboidratos simples, os complexos têm uma digestão mais lenta, e prolongando a sensação de saciedade.

Além disso, a batata doce também uma fonte rica em fibras, que proporciona um bom funcionamento do intestino, garantindo e facilitando a digestão de outros alimentos. Seu consumo traz vantagens para a pele, pois em sua composição é possível encontrar vitamina E, que é uma substância antioxidante.

Feijão

Presente no dia a dia dos brasileiros o feijão tem nutrientes essenciais para o corpo humano, com fonte de carboidratos, fibras e minerais, esse alimento se torna um aliado da saúde por ser uma fonte rica em ferro, favorecendo no combate ao colesterol ruim e da anemia.

Além da versão tradicional, é possível encontrar variações dessa leguminosa, como: o feijão carioca, o feijão preto, feijão branco e feijão de corda. É uma opção gostosa, nutritiva e versátil, e tem a possibilidade de ser feito de inúmeras formas.

Grão de bico

O grão de bico é multifuncional e pode ser incluído em sua dieta de diversas formas. Sua composição é muito vantajosa, sendo possível encontrar nutrientes essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada.

Entre os principais benefícios que o grão de bico proporciona estão: a diminuição do colesterol ruim e do açúcar, a prevenção de doenças cardiovasculares e o fortalecimento dos ossos, por conta da vitamina K, do fósforo e cálcio. É também um ajudante eficaz quando falamos em saúde da mulher, pois o grão de bico pode repor os níveis de ferro, perdidos durante o período da menstruação.

É possível utilizá-lo em muitas receitas como: saladas, na produção de homus, hambúrguer de grão de bico e até strogonoff. O grão de bico é uma alternativa eficiente para substituir a proteína animal em suas refeições.

Tapioca

A tapioca é uma opção maravilhosa para quem deseja perder peso e criar uma dieta mais saudável. Pode ser consumida em qualquer horário, principalmente como um lanche entre os intervalos das refeições, pois é rica em carboidratos de fácil digestão e não contém glúten. Esse alimento ainda é uma fonte de energia, devido aos carboidratos com alto nível glicêmico, o que o torna um bom alimento para o pré-treino.

Mas é preciso estar atento a uma questão. Por mais gostosos que possam ser os recheios da tapioca, escolha sempre os com menos calorias e mais nutrientes, como os queijos sem gordura, frutas, verduras e legumes. De preferência que sejam alimentos ricos em fibras, pois a tapioca tem um baixo teor de fibras.

Carne de frango

O frango é um alimento de fácil acesso e muito consumido, sua composição é extremamente nutritiva, sendo uma das melhores fontes de proteína de origem animal, vitaminas A, D e complexo B.

Tornou-se um queridinho dos atletas, pois é uma fonte muito importante de energia, através das vitaminas B6 e B3, que também são muito fundamentais para o funcionamento do sistema respiratório.

Combinado corretamente a outros alimentos, o frango pode ser uma proteína que auxilia no emagrecimento, e ainda pode reduzir o risco de diversas doenças, como a tireóide e a redução do colesterol ruim.

Mas atenção, dê preferência a pedaços sem gordura e sem pele, como o peito e sobrecoxa onde a quantidade de gordura saturada e colesterol são menores que outras parte do frango.

Queijo

O queijo é uma paixão nacional, que combina um sabor maravilhoso e uma quantidade nutritiva eficiente para a saúde. No entanto, é preciso estar atento aos que contém mais proteínas, vitaminas e minerais, pois são melhores para a saúde.

O cottage por exemplo é um queijo rico em proteínas e minerais, como o zinco, o cálcio e potássio. Possui ainda em sua composição vitaminas do complexo B, importante para um bom funcionamento do sistema nervoso. Seu teor de colesterol é baixo e ajuda ao metabolismo funcionar bem.

Muito saboroso os queijos tipo minas frescal e a muçarela também são boas opções para uma dieta saudável, os dois contém uma quantidade considerável de proteínas e cálcio. Mas, cuidado. É preciso apreciá-los com moderação para que teor de sódio não se torne um problema (isso vale também para outros queijos).

Abóbora

A abóbora é um alimento muito saudável e saboroso que merece ter mais espaço em sua alimentação. Sua composição nutritiva contém vitaminas A, C, E e K, minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Esse alimento pode funcionar como um preventivo natural de diversas doenças, como as coronárias, hipertensão e pode auxiliar no tratamento da hiperplasia. É também, um ótimo fortalecedor do sistema imunológico.

Seu preparo, pode variar de acordo com o gosto, região e tipo de abóbora escolhido, mas todos vão trazer as vantagens nutritivas. Uma opção muito eficiente para ingerir os nutrientes da abóbora, é seu suco natural.

Frutas

Uma aposta fácil, gostosa e nutritiva são as frutas. Elas podem ser uma ótima substituição daqueles lanchinhos não tão saudáveis e ainda pode ser incluída em todas as refeições do dia. Entre seus benefícios estão diversas vitaminas e minerais.

Você pode optar pela que mais te agrada em questão de sabor e funcionalidade. A banana por exemplo é uma ótima opção para evitar cãibras e ainda diminui o desejo de comer doces. O morango ajuda a emagrecer e é considerado um anti inflamatório natural. A laranja é uma das melhores formas de fortalecer o sistema imunológico, por conta da sua rica fonte de vitamina C.

Existem outras frutas muito saudáveis e que vale a pena colocar na sua dieta como o kiwi, o abacaxi e a pera. Por ser um alimento versátil e acessível é uma das melhores opções para quem deseja mudar o estilo de comer.

Brócolis

O brócolis é uma delícia, além disso é uma fonte extensa de vitamina C, além disso contém proteínas e minerais que ajudam a regular o organismo. Seu valor calórico é bem baixo, tornando-se uma alternativa para quem deseja perder ou manter o peso de forma saudável.

Ele também tem uma função antioxidante, que junto com outros nutrientes ajudam a combater problemas ligados a toxinas do sangue. O brócolis funciona como um agente redutor do colesterol ruim e ajuda a regular a pressão sanguínea.

E além das suas diversas vantagens nutritivas, esse vegetal pode ser inserido em muitas receitas. Ao preparar o brócolis prefira cozinhá-lo no vapor, para que assim não tenha tanta perda de nutrientes.

Reeducação alimentar

Mudar hábitos alimentares é um recomeço importante, pois as vantagens são visíveis, seja na sua pele, no funcionamento do seu organismo ou até mesmo no peso. Por isso, investir em refeições mais nutritivas e naturais sempre será a melhor opção.

Se você deseja entrar mais afundo nesse universo dos alimentos e seus benefícios, procure um profissional da nutrição, que poderá desenvolver uma dieta ideal para seu corpo.