Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
Notícias
Voltar

5.9.2019

Confira 10 dicas que vão te ajudar a descobrir o que é educação financeira

Confira 10 dicas que vão te ajudar a descobrir o que é educação financeira

Ter o controle das próprias finanças é ponto chave para uma vida próspera! Para isso, é importante estar bem informado com o que há de melhor no assunto. Listamos 10 dicas de canais no youtube, podcast, instagram e livros que vão te ajudar a aprender melhor sobre educação financeira e como usar seu dinheiro com eficiência.

1.Quero Ficar Rico.

O Quero Ficar Rico é o canal conduzido pelo educador financeiro Rafael Seabra, que conquistou a independência financeira antes dos 30 anos. Seus vídeos são dinâmicos e tratam, de uma forma bem explicada, temas relacionados à educação e independência financeira. Entre os assuntos tratados estão dicas de como economizar, organizar-se, fundos imobiliários, etc.

@Queroficarrico.

2.Me Poupe!.

Descomplicar a vida financeira com humor? A jornalista Nathalia Arcuri, conhecida como Nath, usa de humor e suas experiências pessoais para trazer um bom caminho de reeducação financeira no Me Poupe! O Canal tem mais de 3 milhões de pessoas inscritas, e os vídeos vão ao ar toda segunda e quinta-feira às 19h00. Entre os vídeos estão dicas de como economizar para viajar, como investir e até sobre a reforma da previdência.

@mepoupenaweb.

3.O Primo Rico.

Inscrito no YouTube desde 2006, Thiago Nigro usa o canal O Primo Rico para falar de educação financeira, investimentos financeiros de uma forma dinâmica e facilitada. Com mais de 2 milhões de inscritos, os vídeos vão ao ar toda terça e quinta-feira, às 20h00. Já participaram do canal o humorista Whindersson Nunes e a youtuber Nath do canal Me Poupe. Por lá, você encontra dicas de como investir mil reais, Bitcoin, empresas da bolsa, etc.

Facebook O Primo Rico.

4.DinheiramaCast.

O DinheiramaCast é um podcast proveniente da empresa Dinheirama, especialista em educação financeira. A estratégia do podcast está no uso de uma linguagem simples e descomplicada. Nele são tratado assuntos sobre finanças pessoais, investimentos e economia. Você poderá encontrá-los no site, nas plataformas Soundcloud, iTunes e Spotify. Destaque para a edição "#19 - Recordes na Bolsa de Valores, é hora de investir?

Twitter @Dinheirama.

5. André Bona - Blog de Valor

O educador financeiro André Bonar, que também tem um canal no youtube para falar sobre sua especialidade, começou realizando palestras e cursos sobre finanças. Seu sucesso na internet levou a criação de podcasts que ajudam a difundir o tema. São várias discussões relacionadas a economia, independência financeira, dicas de como investir, além de tirar dúvidas.

Instagram @andrelvbona.

6. Financast

Criado em 2017, o Financast é um projeto voltado para educação financeira, que traz também em suas discussões diversos temas em relação a economia e empreendedorismo. Os podcasts são postados a cada 15 dias, entre os já postados estão assuntos sobre o mercado imobiliário, liberação do FGTS, investimento e conciliação financeira. O programa é dinâmico e discute minuciosamente os assuntos, além de propor várias dicas que vão auxiliar na sua reeducação financeira.

Instagram @financastpod

7. Quem Pensa Enriquece

Quem Pensa Enriquece é um dos livros mais importantes quando falamos sobre educação financeira. Lançado pela primeira vez em 1937 por Napoleon Hill, após um trabalho de pesquisa que durou 20 anos. Nestas pesquisas, feita com 500 dos homens mais ricos do século XX, Hill investigou métodos e práticas desses indivíduos. A partir daí, extraiu 15 características comuns a todos que juntaram fortunas. O livro é atemporal, e até hoje é citado por especialistas no assunto.

Editora: Fundamento.

8. Pai Rico Pai Pobre

Com críticas positivas iPai Rico, Pai Pobre virou um dos principais livros quando o assunto é educação financeira. O milionário Robert Kiyosaki, autor do Best-seller, traz em seu livro dicas de como cultivar a independência financeira e construir um patrimônio sólido. Através da história do seu pai biológico, um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. Enquanto o pai de uma grande amigo, que nunca concluiu o segundo grau se tornou o homem mais rico do Havaí, no livro referenciado como o Pai Rico, e que repassou seus conhecimentos a Kiyosaki. Alguns críticos falam da essencialidade que esse livro traz para a discussão. De todo modo, este livro precisa estar na sua lista obrigatória de leitura referente a educação financeira.

Editora: Alta Books.

9. Boletinhos

Você já conhece o instagram Boletinhos? Não? Esse insta vai revolucionar o modo como você se organizar financeiramente. Com diversas dicas de como economizar, gastar e investir, Alan Soares criou um insta que trata do assunto de forma versátil e prática. Prova disso é o link de planilha que é disponibilizado no insta do @boletinhos. Nela é possível calcular através da sua renda diversas estratégias, como investimentos no CDB, aposentadoria, custos e ganhos.

Planilha

10.NoFront

A NoFront é uma empresa de educação financeira, que realiza cursos de reeducação, empreendedorismo e independência financeira. Seu intuito é auxiliar no equilíbrio do orçamento, além de minimizar os efeitos da desigualdade e insegurança financeira que atinge grande parcela da população. Sua metodologia é dinâmica e popular, e utiliza das maneiras mais inusitadas para abordar sobre o tema. A idealizadora é a Gabriela Chaves, economista formada pela PUC-SP e mestranda em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC. Em seu instagram são dadas diversas dicas referente ao assunto, além de discutir temas como mudanças no FGTS e formas de sair do endividamento.

Blog NoFront Empoderamento

Quanto mais ferramentas, mais o assunto se tornará fácil e acessível. Além disso toda informação e atualização referente a educação financeira é necessária. Confira alguns cursos de Pós-Graduação que podem agregar nessa empreitada.